
Desperdiçar é não aproveitar ao máximo alguma coisa, não empregar de maneira correta determinado produto e até mesmo, utilizar em excesso. Na construção civil, desperdício é um assunto que preocupa as empresas especializadas do setor, pois isso significa não só perda de material, mas de dinheiro.
Evitar desperdício é ação prioritária de muitos gestores, de clientes que buscam construtoras ou mesmo, de pessoas que encaram o desafio e constroem por empreita.
A Sienge publicou um eBook falando justamente sobre esse assunto. No material, a empresa que trabalha com software para o ramo da construção civil trouxe alguns estudos interessantes:
"Muitos citam o número de 30% de perdas financeiras baseando-se na tese de Fábio José Alves publicada pela Escola Politécnica da USP. No entanto, Vahan Agopyan, professor de Engenharia da instituição, indica que esse número baseia-se no estudo de somente uma obra e não pode ser considerado como regra. O mesmo professor Vahan liderou anos atrás o projeto “Desperdício de Materiais nos Canteiros de Obras”, também na Poli USP, em que a análise de diversas obras resultou num desperdício médio entre 7% e 8% de materiais. Em suma, o importante é saber que existem sim perdas e elas podem ser evitadas ou reduzidas, mas que não há um consenso quanto aos números do desperdício em obras no país".
Diante disso, como reduzir as perdas ou mesmo, tentar aproximar esse valor de zero? Apresentamos a seguir algumas dicas de como aproveitar melhor cada etapa da construção do seu empreendimento:
- Planejamento
Essa é uma das partes fundamentais para o sucesso do seu empreendimento. Planejar bem a obra tem grande impacto no seu resultado final.
Nesse quesito, não considerar o tempo correto para que determinado processo seja realizado na obra ou mesmo, o período necessário para comprar material com antecedência, pode acarretar em perdas significativas.
É importante contratar um profissional para que faça um bom projeto, para evitar mudanças/alterações que comprometam o andamento dos trabalhos e acarretem em prejuízos financeiros. Isso facilita a definição do orçamento e quanto material será utilizado, evitando assim desperdícios desnecessários. Além disso, projetos bem detalhados agilizam o trabalho da equipe no canteiro de obras.
Além de evitar perdas, planejar a sua obra com ajuda de profissionais, como arquitetos e engenheiros, pode gerar economia na compra dos materiais, pois estes podem ser solicitados com antecedência, através da pesquisa de preço e estoque.
- Cronograma da obra
Este é um documento desenvolvido pelo engenheiro e determina os prazos de duração das atividades cada etapa da obra. Aqui são detalhadas as ações previstas para a conclusão do projeto. E o mais importante, quanto irá gastar e em quanto tempo será utilizado o material.
Essa ferramenta permite um controle mais rígido do cumprimento dos prazos e contribui para a redução de custos, com a análise do canteiro de obras e o monitoramento da entrada e saída de matéria-prima.
Além disso, o gerente da obra consegue ter uma visão mais ampla do que está acontecendo e do que está por vir, o que permite a formulação de estratégias e ações que contribuem para o melhor desempenho da obra. Se a etapa de fundação, por exemplo, está atrasada, devido a condições climáticas, o restante do cronograma será comprometido.
Um bom cronograma ainda organiza o canteiro de obras, evitando que etapas que possam prejudicar uma a outra acontecem em paralelo, além de economizar tempo.
- Material
Esse tipo de desperdício é bem visível na obra. Ao iniciar o seu projeto, não compre os materiais todos de uma vez. Isso pode gerar desperdício e implantar a ideia de que “tem muito material, podemos gastar a vontade” na equipe de trabalho.
Programar as compras, de acordo com o andamento das etapas, é uma estratégia importante para o bom andamento do seu projeto. É preciso guardar o material para a construção em local apropriado, para evitar que algum produto estrague. Além disso, evitar deslocamento dos materiais, pois isso pode gerar desperdício também.
O Fórum da Construção traz algumas dicas importantes sobre armazenamento de materiais:
- Tijolos e telhas, guardados em pilhas para evitar quebras;
- Sacos de cimento e argamassas, armazenados longe da umidade;
- Material mais delicado deve ser transportado em carrinhos de mão.
Além disso, podemos elencar mais uma situação: a preparação do concreto deve ser bem calculada, para evitar sobras, pois ele endurece e não pode ser guardado. Produção de argamassa em quantidade superior à necessária para um dia de trabalho ou excesso de espessura de lajes de concreto armado também merecem atenção especial.
Outro fator que influencia é a compra de material de qualidade. Muitas vezes, escolher pelo “preço” pode afetar o processo construtivo. Um material de qualidade inferior pode gerar problemas em etapas futuras da obra ou mesmo, poderá ser utilizado em quantidade maior se comparado à outra marca mais cara.
Enfim, todas as etapas devem ser bem calculadas, para evitar preenchimentos desnecessários.
- Mão-de-obra
Conhecimento técnico é importante para qualquer setor, principalmente o da construção civil. Mão-de-obra qualificada garante o bom uso e aproveitamento de material e dos equipamentos que são necessários para todas as etapas do projeto.
Quando o pedreiro e o mestre de obras têm conhecimento necessário e experiência no ramo, existe uma tendência de reduzir os desperdícios e melhorar a qualidade da obra final.
A gestão dessa mão-de-obra é importante. Ter um líder com conhecimento na área para gerir esse recurso humano e os materiais é um diferencial de peso para a execução de qualquer empreendimento.
- Equipamento
Os equipamentos devem condizer com as necessidades e o tamanho da obra. Devem ser de qualidade e adequados para a realização de todos os procedimentos.
- Financeiro
Com projetos bons e acompanhamento de profissionais da área, as perdas financeiras podem ser aproximar de zero. Alguns problemas irão surgir ao longo do processo, porém, podem ser evitados com planejamento.
Pesquisar preço e qualidade, levantar custos e ver todas as opções para a obra, como os detalhes da etapa de acabamento, podem trazer benefícios interessantes para o bolso do cliente.
Capacidade técnica reduzida ou o não acompanhamento da contratação de mão-de-obra qualificada, material de baixa qualidade, projetos sem detalhamento correto, entre outras situações podem acarretar em perdas financeiras consideráveis.
Invista em profissionais de qualidade!
Esses são alguns dos exemplos de desperdícios que podem ser registrados em uma obra. Por isso, é fundamental a contratação de profissionais capacitados, com experiência no mercado de trabalho, para que o planejamento, o cronograma e execução possam acontecer da maneira mais correta e ágil possível.
Além de evitar desperdício de tempo, contratar uma equipe especializada pode garantir economia no seu bolso e mais qualidade no produto final.
Conhece a equipe da Set Construtora e Engenharia? Nosso corpo técnico é composto por profissionais capacitados e comprometidos, que não medem esforços para garantir a realização do sonho e o melhor investimento para o seu futuro.