Dicas para evitar fissuras em sua edificação!

Chegou a hora de construir! Evitar problemas futuros em seu imóvel, valem muito a pena, não é mesmo? Quer evitar as fissuras em sua obra que teimam em aparecer?

Vamos começar: 

1- Utilize materiais de qualidade

Quando o concreto tem seu volume reduzido devido a saída de água da mistura, ocorre o fenômeno de retração. A retração pode ter diversas causas - plástica e secagem ou hidráulica -, ocasionando o aparecimento de fissuras. Para minimizar esse acontecimento, recomenda-se realizar um bom trabalho de cura (controle da evaporação) do concreto, evitar a adição excessiva de água durante o processo de mistura, evitar a concretagem em horários com temperatura elevada, entre outras medidas capazes de conter a saída excessiva de água, principal causa desse fenômeno. 

2- Cuidado com excesso de "carga" na laje.

As lajes são calculadas para receber cargas solicitantes da estrutura por um profissional da área, todo o cálculo é baseado no uso atual e futuro da estrutura. Quando a laje calculada para resistir certa carga está recebendo mais que o previsto, ela sofre com essa sobrecarga, causando rachaduras nas paredes e deformações na estrutura.

Para evitar tal situação é recomendável a procura de profissionais capacitados para realizar o correto dimensionamento da estrutura.

3- Cuidado com as dilatações térmicas.

Oposta a retração temos a dilatação térmica, causando aumento no volume de concreto, ocasionando também fissuras. Usualmente para prevenção desse tipo de fissuras, são colocadas juntas de dilatação térmica. Deve-se no entanto buscar ajuda profissional para indicar qual a melhor solução à sua edificação.

Gostaram das dicas de hoje? Compartilhe conosco suas experiências na prevenção e tratamento de fissuras. 



Fale conosco